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sábado, 30 de abril de 2011

Vocês sabem o que é um Maglev?


Várias pessoas já me perguntaram isso. O Maglev é um projeto de um trem de Levitação Magnética. É algo muito inovador, um dos poucos transportes que não utilizam a já muito usada Roda. Agora o que muitos não sabem e o que você vai saber agora é como ele funciona.


O trem de Levitação Magnética nada mais é do que um trem ou comboio que flutua sobre os trilhos sem tocar em nenhum ponto, através de imãs enormes que o matém a exatos 10 milímetros (1 cm) acima dos trilhos. E acreditem, graças a essa maravilha da tecnologia, foi possível eliminar uma das forças que mais causam perdas de potência e gastos excessivos de combustível ou eletricidade, que é a Fricção. Os trens balas convencionais utilizam rodas de aço que provocam uma fricção imensa, isso "segura" o trem, mesmo ele acelerando, chega a um ponto que ele não conseguirá acelerar mais, pois está sendo segurado por essa força, assim como por sua própria aerodinâmica, que não permite que acelere mais, pois não possui geometria para furar o ar de maneira fácil.

O Maglev é o primeiro projeto que deu certo e opera ligando o Aeroporto Internacional de Pudong até Xangai, cobrindo uma distância de 30 Km em apenas 8 minutos! A velocidade operacional do comboio é de incríveis 430 Km/h e ele ainda pode acelerar até 501 Km/h. É algo impressionante de se ver. Todo o projeto foi planejado, desde os trilhos até o próprio trem. Ele teve que ser todo construído do zero. Os trilhos têm uma estrutura inédita. Sempre são um pouco elevados, olhando de pefil eles parecem com um "T". O trem abraça o trilho pela parte debaixo do "T". Isso o mantém firme nos trilhos. Veja abaixo uma figura que ilustra melhor isso.


Como pode-se observar, o trem abraça os trilhos por baixo, e é aí que está o segredo. Na parte debaixo desses trilhos, existem bobinas que agem como imãs gigantescos, durante toda a extensão dos trilhos.


Observe na figura acima que o trilho puxa a parte debaixo do suporte do trem, isso faz com que o trem se levante e fique extamente a 1 cm do trilho. Ele não chega a colar na parte debaixo dos trilhos e também não fica muito distante, ele fica a cerca de 1 cm de distância. Nas laterais dos trilhos e também nas laterais dos suportes dos trens, possuem guias magnéticas para que o trem não necessite tocar os trilhos em nenhum momento, dessa forma o comboio pode fazer curvas sem tocar os trilhos não perdendo aceleração.

Para que o trem saia do lugar não é simplesmente com a força do pensamento. Também existe uma força magnética, ou melhor, um campo magnético, semelhante ao dos motores elétricos. Os motores elétricos possuem uma bobina de fios de cobre que quando ligados a uma fonte de eletricidade, a energia percorre a bobina , que está enrolada em volta de um imã, e quando a energia passa por alí o imã tenta seguir o campo magnético, fazendo girar o imã que está ligado ao eixo, que faz o motor funcionar. Da mesma forma e mesmo princípio funciona com o Maglev. A bobina está nos trilhos e o imã está nos trens. Quando o trem começa a se movimentar um campo magnético começa a agir nos trilhos, empurrando o trem para a frente, e isso faz com que a velocidade vá aumentando gradativamente, e pela ausência da tração e da fricção existentes em veículos com rodas, o Maglev pode alcançar velocidades de 430 Km/h na operação entre o Aeroporto Internacional de Pudong até Xangai, fazendo os 30 Km parecerem 30 metros, percorendo-os em apenas 8 minutos.

Hoje o projeto está bastante desenvolvido e existe interesse de várias formas para espalhar esse projeto, que se encontra somente em Pequim e Xangai. Mas existem melhorias para os trens serem mais rápidos, podendo ser uma grande concorrência para as companias aéreas. Como por exemplo, existe a idéia de fazer um trajeto de Maglev por dentro de um túnel que é isolado da atmosfera, e quando o trem começar a percorrer o trajeto, o túnel será despressurizado, eliminando o ar existente dentro dele e eliminando assim também uma outra força que faz com que muita energia seja desperdiçada, que é a resistência do ar. Lembra da escola? Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço? Isso também vale para o trem e o ar, que não podem ocupar o mesmo espaço. Na atmosfera comum, a medida que o trem avança sobre os trilhos, ele move o ar para cima e para os lados, podendo tomar o lugar dele, e isso gera uma força que segura a aceleração do trem. Se não houver ar, ou seja, se houver vácuo, o trem não gastaria energia para entrar no lugar do ar, pois não existirá ar, e o trem terá o caminho livre sem ter que tirar nada da frente para se movimentar.

Esse projeto é muito entusiasmante e a estimativa é de que os trens chegariam a uma velocidade de 3.200 Km/h. Algo que é impossível de se chegar na nossa atmosfera, pois iria causar tanta turbulência que o trem se despedaçaria nos trilhos.

Mas projetos a parte, o que importa é a realidade, e está bem diante dos nossos olhos. É impressionante saber que podemos voar baixo nos trilhos a 430 Km/h e que futuramente esse será um transporte mais viável, porque hoje em dia, é muito caro construir um Maglev.

O Brasil já fez alguns ensaios e alguns planos, mas ainda está caro, o projeto precisa ser melhorado constantemente para poder sair do papel e ter seu lugar nas ruas e estradas, interligando regiões que aviões não chegam simplesmente por ser perto dimais.

Como por exemplo o aeroporto em que o Maglev opera atualmente. Um avião a jato não voaria somente 30 Km. Um helicópero sim, mas é muito caro, e nem todos podem ter um helicóptero. Mas um trem que se move o dobro da velocidade de um helicóptero, e a passagem para embarcar nessa novíssima tecnologia é tão barata que esse trem sai lotado todos os dias da Estação de Xangai é com certeza muito interessante.

Postem seus comentários com relação á essa maravilha tecnológica e se houverem dúvidas, por favor, coloquem-nas nos comentários, terei o maior prazer de responder todas as dúvidas.

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