Pesquise no Interessanti!

sábado, 30 de abril de 2011

Como funciona uma lâmpada?

Ela está nos acompanhando a muito tempo, talvez décadas, talvez séculos, mas mesmo assim, muita gente não sabe como funciona a lâmpada incandescente. Pelo menos até ler esse artigo.

A Lâmpada Incandescente é um dos objetos mais fascinantes inventados pelo homem, mais precisamente, por Thomas Alva Edison. Ele teve essa brilhante (literalmente) idéia em 1879 (séc. XIX) e utilizou uma haste de carvão que quando era aquecida emitia uma luz. Bem, o processo mudou pouco desses tempos para cá, mas o princípio é o mesmo. Mais abaixo você aprenderá um pouco sobre esse invento que tem iluminado nossas vidas desde muito tempo.

As lâmpadas incandescentes dos dias atuais, apesar de já estarem um pouco obsoletas pois consomem muita energia, ainda estão em uso e têm uma serventia ampla para nós. Elas possuem um pólo negativo e um pólo positivo. Lembra da aula de física ou de química? Elétrons? Pois é, eles voltaram. Eles são o estopim que faltava para dar a luz.

Voltando ao pólo positivo e negativo. Geralmente, quase que em 100% das lâmpadas incandescentes, o pólo negativo é a parte da rosca, e o pólo positivo é aquele círculo de metal que encontramos em baixo da lâmpada, logo abaixo da rosca. Quando ligamos o interruptor para acender a lâmpada fechamos um circuito, a partir daí a energia pode ir e voltar livremente, sem nenhum obstáculo. Os Elétrons por sua vez se movimentam pelos fios, vão em direção á Lâmpada e entram pela parte negativa (rosca).



Pronto, os elétrons já estão dentro da lâmpada, mas isso não é o suficiente para acendê-la. Já observou uma lâmpada incandescente? Já deve ter reparado que dentro dela existe dois fios com uma mola muito fininha interligando eles. Eles são feitos de um material chamado Tungstênio. O motivo para usar esse material é porque ele suporta temperaturas altíssimas, ao redor de 3.400 ºC sem derreter. Aquela molinha que interliga os dois filamentos que saem da parte de baixo da lâmpada parece ser pequena, mas na verdade é uma dupla espiral com cerca de 1,8 metros de comprimento, que enrolados ficam daquele tamanhosinho. Os Elétrons sobem pelo filamento e chegam á tal molinha, é aí que a mágica acontece.

A espiral de Tungstênio (a molinha), conduz os elétrons para o outro filamento. Durante sua passagem, os elétrons colidem com átomos de tungstênio, liberando uma energia muito forte. Cerca de 10% dessa energia é liberada em forma da luz que conhecemos, o resto é liberado em forma de luz invisível, por exemplo infravermelho, e também liberado em forma de calor, muuito calor.

Depois de passar pela espiral de Tungstênio, colidir com os átomos e gerar luz encandescendo os filamentos de Tungstênio, os Elétrons saem pelo pólo positivo da lâmpada, que está na parte debaixo, aquele pequeno círculo.

Imagem meramente ilustrativa. Mas que é bonita é.


O ciclo se repete 60 vezes por segundo. Ou seja, a cada segundo, a lâmpada incadescente dá 60 piscadinhas. Este tipo de lâmpada recebeu esse nome devido o calor gerado, como explicado acima, cerca de 90% da energia é desperdiçada, se transformando em sua maioria em calor. O calor também ajuda a deixar a espiral de Tungstênio Incadescente, dando brilho á luz gerada.

Para finalizar, por dentro daquele vidro onde fica alojado todo esse conjunto de filamentos e espirais, existe um gás. Não é vácuo como já ouví muita gente dizer, é um gás chamado Argônio. Ele tem a propriedade de ser inerte, isso impede que todo aquele emaranhado de Tungstênio entre em combustão, e consequentemente exploda sua lâmpada. E também matêm os átomos de Tungstênio junto ao filamento, evitando que a lâmpada fique escurecida devido acúmulo no vidro. Se ao invés de Argônio tivesse Oxigênio dentro daquele bulbo de vidro, pode ter certeza que a lâmpada não se chamaria lâmpada, se chamaria bomba, ou alguma coisa que explode.

Espero que esse artigo tenha sido muito útil para todos que o leram, e que seja uma boa fonte de aprendizado também. Eu mesmo fico fascinado com o fato de tanta coisa ocorrer quando apertamos um interruptor para acender uma lâmpada, tenho certeza que muito mais pessoas também pensam da mesma forma. Por favor, deixem seus comentários abaixo. Abraços a todos...

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog filho, ta progredindo heim! Nossa e que explicação para a lâmpada, relembrei e aprendi algumas coisitas...rs
    Parabéns, adiciona o meu blog na sua lista uai!

    Bjos

    ResponderExcluir