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segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como funcionam as Montanhas-Russas?

Este brinquedo está geralmente presente em parques de diversões e desde 1885 tem sido um dos mais emocionantes e intensos. Depois de uma sequência de acertos, erros e colisões, veja o que acontece e o que foi planejado para que uma Montanha-russa funcione corretamente. Veja porque o carro dela não sai voando e porque os trens não se colidem durante o percurso.


As montanhas russas são sem dúvida nenhuma o brinquedo mais emocionante de um parque de diversões. Somente quem já andou em uma pode descrever como é a sensação de sentir medo, horror e prazer ao mesmo tempo, além dessas sensações posso citar também auto-superação. Por quê auto-superação? Porque não parece tão fácil assim, depois que você entra no carrinho dá vontade de sair, uma adrenalina muito forte antes mesmo do trem sair da plataforma.

Devo relembrar que existem diversos tipos de Montanha-Russa, mas que o princípio para que funcionem é o mesmo para todas. Elas podem ser feitas de madeira, aço ou outros materiais. As de madeira são muito emocionantes e costumam ser bem longas e mais nostálgicas. As de aço possuem curvas fortes, inversões e velocidade maior, pois o material proporciona isso. Além de tipos de materiais diferentes existem também tipos de lançamentos diferentes. Algumas são apenas empurradas da estação para poder começar a subir através de uma corrente, outras são fortemente lançadas para frente ou para trás para percorrer um trajeto curto que geralmente termina em uma subida na qual o carrinho não tem forças para subir e começa a voltar pela pista de "ré", sendo obviamente frenado na plataforma. Vou explicar de forma mais generalizada e o tipo mais comum de Montanha-Russa, pois como disse, o princípio é o mesmo, apenas mudam os detalhes.

Pois bem, vou explicar a vocês como funciona uma Montanha-Russa. A Primeira coisa que gostaria de lembrar é que a lei da gravidade também vale para a Montanha-Russa. Tudo que sobe um dia tem que descer, não necessariamente dessa forma, mas tudo é puxado para baixo, em direção ao chão. Para poder driblar esse tipo de força, os engenheiros dessa maravilha tecnológica projetaram rodas auxiliares que se prendem aos trilhos pelas laterais e pela parte debaixo, evitando que o carrinho saia voando em uma curva ou decole em uma descida.

Como pode-se perceber, existem rodas que seguram os carrinhos da Montanha-Russa em todas as direções.

As rodinhas que seguram os carros se prendem a um suporte, ligado ao chassis do carro para poder aguentar todo o peso. Tais rodas, por sua vez não possuem motorização nenhuma, você verá como a Montanha-Russa se locomove mais adiante.

O trem e os carros já estão presos aos trilhos, falta mais alguma coisa? Ah sim, falta os ocupantes dos carros! Para manter as pessoas firmes aos carros existem diversas formas, pode ser por barras que se extendem em direção ao abdome do ocupante, ou em casos de Montanhas russas mais fortes, por cintos que "abraçam" o ocupante por cima dos ombros e descem até a altura do abdome. São verdadeiros coletes rígidos que possuem um sistema hidráulico de abertura que só pode ser aberto na plataforma.




Esse cinto tipo colete, abre-se para cima, ele possui um sistema tipo catraca para travar e pode ser hidráulico também. Ele só pode ser destravado pelo ocupante na plataforma, por meio de sensores que irão destravar o modo hidráulico. Caso haja alguma emergência, os funcionários ou melhor dizendo, mecânicos da Montanha-Russa podem liberar os cintos através de uma porca em baixo dos carros, que libera a pressão dos cintos, daí os passageiros podem abri-los e sair do brinquedo, isso se não estiverem de cabeça para baixo, claro.


Típica reação na primeira vez...

Bem, agora aperte os cintos que vamos começar. A Montanha-Russa precisa de um impulso inicial para sair da plataforma. Ela é impulsionada por rodas que ficam em baixo do carrinho, elas são motorizadas, ficam presas na estação e empurram o carro pra frente, que começa um movimento livre, sem nenhuma propulsão, apenas pela força da inércia mesmo, até chegar á corrente.


Mecânicos instalando corrente 
em montanha-russa pequena.

A corrente é um meio muito comum de levar o carro até o topo da primeira subida. Ela pega o carro bem na base da subida, o carro se agarra á corrente por um gancho, e então a corrente começa a puxá-lo para cima. Quando terminar a subida o gancho se solta, deixando o carro livre para a queda. Essa primeira queda é a maior de todas da Montanha-Russa. É ela que dará energia para o carrinho chegar até o final do percurso.

Graças ás rodinhas que mostrei no início da postagem, a Montanha-Russa pode realizar inversões de diversos tipos, incluindo Loopings, que são os mais comuns. O carrinho segue todo seu percurso livremente, todo ele é derivado da energia gerada pela primeira queda. Geralmente em parques grandes as Montanhas russas costumam ter câmeras fotográficas posicionadas no final da primeira queda, pois como eu disse, será a maior de todas do brinquedo, e consequentemente, será a que você mais fará caretas. Essas fotos são vendidas na saída do brinquedo.


Sistema de freios. A chapa que é presa nos carrinhos
passa entre essas duas sapatas, que a pressionam 
parando o carrinho.

Para parar o carrinho no final do percurso existe um conjunto de freios, que funcionam pelo atual princípio da fricção. O carrinho tem em baixo uma chapa de ferro, disposta na vertical (geralmente) e ela passa entre duas sapatas que estão presas aos trilhos e irão pressionar a chapa de ferro do carrinho quando ela passar pelo ponto. Para controlar isso, existem sensores ao longo dos blocos da pista, que irão detectar a velocidade do carrinho, e irá freá-lo em caso de emergência, ou simplesmente irá reduzir a velocidade do trem para poder retornar á estação. Todo esse sistema de freios é eletrônico, e é controlado e pré-determinado por computador.

 Chapa vertical do carro passando entre as sapatas.

Há casos de Montanha-Russa inteligentes em que o computador faz cálculos para saber se o carrinho tem velocidade para subir o próximo segmento ou para realizar o próximo Looping, caso o carrinho esteja devagar demais, o sistema de freios irá parar o carro, para que não corra o risco de ele não conseguir realizar o looping e comece a voltar pela pista.

Para evitar colisões entre carros e trens, a Montanha-Russa também recorre á circuitos eletrônicos e sensores instalados ao decorrer da pista que irão detectar aonde o carro ou trem se localiza, sua velocidade, etc. Isso é calculado e caso um carro, por motivos mecânicos, perca uma roda e pare no meio do caminho, ou outro carro que vem atrás é imediatamente freado no primeiro bloco que possuir um sistema de freios, que são estrategicamente colocados ao decorrer do percurso. Tudo é minuciosamente planejado e calculado para que não haja acidentes.

Hoje, depois de muitos erros e acidentes causados por cálculos mal feitos, os engenheiros de Montanha-Russa conseguiram construir um brinquedo que é muito emocionante, muito intenso e que também pode te trazer em segurança para contar a experiência. Claro, muita coisa depende da manutenção do brinquedo pela equipe do Parque de Diversões. Mas contudo, as Montanhas-Russas são perfeitamente seguras e bem planejadas, e como você pode perceber, é mais simples do que parece.

Caso você queira arriscar em uma carreira de projetista de Montanha-Russa, existe um jogo bem legal que se chama NoLimits Rollercoaster Simulator. Ele está disponível na versão Demonstração no site Baixaki. Você pode clicar aqui para ser redirecionado para a página de Download do jogo.

Para os mais entusiasmados e fãs de Montanha-Russa, estou deixando uma lista do Blog do Hotéis.com que consta as 5 Melhores Montanhas-Russas do mundo!

5ºLugar

Colossus

Thorpe Park, em Surrey, Inglaterra

Além de subidas, curvas e quedas, as montanhas russas modernas “atacam” sua glândula adrenal com as chamas "inversões". Inversões, a rigor, são os momentos na pista em que as “vítimas” são viradas de cabeça para baixo. Isso pode ser feito de muitas formas, mas os puristas defendem que a única inversão admirável é a estrutural, quando a pista inteira vira o carrinho de ponta cabeça, como em loops ou parafusos. A pista com mais inversões estruturais no mundo é a inglesa Colossus. Entre as dez que ela oferece está um trecho de quatro parafusos interligados, o que tecnicamente te faz girar 1440º em relação ao chão e, bem, te dá uma tontura danada. Se você estiver em Londres, vale a pena reservar um dia para ir a Surrey, enfrentar a Colossus. 

4ºLugar

Eejanaika

Fuji-Q Highland, em Fujiyoshida (na municipalidade de Yamanashi), Japão

Esta montanha russa no Japão é a maior e mais longa do gênero "quatro dimensões" (4D), em que os assentos do trem giram independentemente da estrutura da pista. Sim, isso significa que os engenheiros podem colocar quantas inversões quiserem na corrida, e neste caso eles não pouparam crueldade, distribuindo logo 14 giros de 360 graus no trajeto. Você descerá, subirá, curvará e atingirá 125 km/h enquanto seu assento gira ora para frente, ora para trás. Você correrá pelos trilhos de costas, de frente, mergulhando, de ponta cabeça; uma infinidade sádica de combinações em eixos diferentes durante a longa corrida de dois minutos que deixariam o Homem de Ferro enjoado.  

3ºLugar

Steel Dragon 2000

Nagashima Spa Land, em Mie, Japão

Construída em 2000, a Steel Dragon 2000 é a mais longa montanha russa do mundo. Os quase dois quilômetros e meio de trilhos são corridos em cerca de três minutos, durante os quais você subirá a de 96 metros de altura e correrá até 152 km/h por subidas, descidas e curvas. A Steel Dragon 2000 é relativamente amena, sem inversões, quedas de 90 graus ou outra dessas coisas malucas que vocês jovens fazem hoje em dia; mas a magnitude da construção e as vistas que você encontra lá de cima são inesquecíveis. Sua construção massiva consumiu tanto metal e custou tão caro que efetivamente levou a empresa que a criou, a D. H. Morgan, à falência! 

2ºLugar

Kingda Ka

Six Flags Great Adventure, em Jackson, New Jersey, EUA

Atualmente, não há montanha russa mais montanhosa que esta. A Kingda Ka é a mais alta, mais rápida e com maior a queda do mundo. O curioso é que a velocidade máxima de 205 km/h não é alcançada na queda de 127 metros e 90 graus, mas sim no trecho horizontal inicial que impulsiona o carrinho para o topo da montanha russa, a uma altura de 138 metros do chão. É uma questão de necessidade: sem esse impulso, o bólido não chegaria ao topo da rampa. Aliás, é comum que ele tenha que voltar de ré para ser relançado, o que apavora ainda mais o público. A injeção de adrenalina, porém, dura pouco. Trata-se de uma grande, enorme, colossal, queda que acaba depois de 50 segundos de gritaria e prece.  

1ºLugar

Millenium Force

Cedar Point, em Sandusky, Ohio, EUA

Não se trata só de velocidade, altura, vista, curvas, inversões ou extensão. Uma montanha russa inesquecível transforma a sua corrida em um relacionamento amoroso entre os trilhos de metal e você. Os engenheiros da Millenium Force compreenderam bem a ideia quando construíram esta devoradora de prêmios em 2000. Desde 2001 ela acumulou quatro Golden Ticket Awards, prêmio da revista especializada em parques de diversões Amusement Today, de melhor montanha russa de metal do mundo, e nunca ficou abaixo da segunda posição. Por quê? Tem algo a ver com o equilíbrio perfeito entre tensão e recompensa. A primeira grande subida te ergue lenta e cruelmente a uma altura de 94 metros, de onde por um breve momento antes de te impulsionar 150 km/h ladeira abaixo você é recompensado pela vista fabulosa do lago Erie. No restante da corrida de 2 minutos e 20 segundos, a Millenium Force te entregará amor, ódio, êxtase e desespero em doses generosas e equilibradas. Ao fim do relacionamento, você cambaleará para longe da fila comões ou extensão. Uma montanha russa inesquecível transforma a sua corrida em um relacionamento amoroso entre os trilhos de metal e você. Os engenheiros da Millenium Force compreenderam bem a ideia quando construíram esta devoradora de prêmios em 2000. Desde 2001 ela acumulou quatro Golden Ticket Awards, prêmio da revista especializada em parques de diversões Amusement Today, de melhor montanha russa de metal do mundo, e nunca ficou abaixo da segunda posição. Por quê? Tem algo a ver com o equilíbrio perfeito entre tensão e recompensa. A primeira grande subida te ergue lenta e cruelmente a uma altura de 94 metros, de onde por um breve momento antes de te impulsionar 150 km/h ladeira abaixo você é recompensado pela vista fabulosa do lago Erie. No restante da corrida de 2 minutos e 20 segundos, a Millenium Force te entregará amor, ódio, êxtase e desespero em doses generosas e equilibradas. Ao fim do relacionamento, você cambaleará para longe da fila com o coração partido, mas infinitamente agradecido. 

Obrigado por lerem esta postagem, aguardo os comentários dos leitores. Abraços pessoal...

Um comentário:

  1. Bacana, eu sempre tive curiosidade para saber como os "kamikaze" e o brinquedo chamado "kabum" funcionam também!
    Parabéns pelo blog, abraço.

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