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terça-feira, 3 de maio de 2011

Como funcionava o Titanic?

O maior símbolo de grandeza em 1912, o RMS Titanic realizou sua viagem inaugural em 10 de Abril de 1912 por volta de 12:00, sendo essa sua primeira e última viagem. Ele era conhecido como "O Inafundável" até quando foi provado o contrário e o RMS Titanic naufragou ás 02:20 da madrugada de 15 de Abril de 1912. Entenda como funcionava o maior transatlântico do mundo na época, como a tecnologia foi aplicada para torná-lo o rei dos mares e oque deu errado para que todo esse sonho fosse por água abaixo.




Mais popularmente conhecido como Titanic, seu nome verdadeiro era RMS Titanic. Projetado e construído nos estaleiros de Harland & Wolff na Irlanda do Norte para ser o maior e mais luxuoso transatlântico do mundo, que iria operar em sua primeira viagem dia 10 de Abril de 1912, partindo de Southampton na Inglaterra ao meio dia, para Nova York nos Estados Unidos.

A primeira coisa a ser construída no navio foi o casco. Era de aço rebitado com o interior de madeira, muito bem trabalhado e possuía 269 metros de comprimento e largura de 28 metros. A altura do nível da água até o convés onde ficavam os botes era de aproximadamente 18 metros, o equivalente a um prédio de 6-7 andares. Apesar de ser considerado o maior navio do mundo na época, o Titanic tinha um comprimento idêntico ao seu irmão mais velho, que estava sendo construído no mesmo estaleiro, ao lado dele, chamava-se Olympic, veja a foto abaixo:


O Titanic tinha algumas coisas diferentes do Olympic, ele tinha um restaurante mais requintado com iluminação solar na varanda, alguns detalhes e acabamentos diferenciados, como o formato das lâmpadas por exemplo. Depois de construído o casco, foi lançado ao mar dia 31 de Maio de 1911 para poder receber os equipamentos e decoração. Todo esse processo de equipar e decorar durou de 31 de Maio de 1911 até 31 de Março de 1912, elevando o peso bruto do navio para 46.328 Toneladas.

Para mover toda essa massa sobre as águas do Oceano Atlântico era necessário muita força, por isso, tudo do bom e do melhor que a tecnologia da época tinha a oferecer foi utilizado. O Titanic possuía 29 Caldeiras que eram alimentadas por 159 fornos de carvão. Isso gerava vapor suficiente para movimentar o navio a uma velocidade de 23 nós ou 43 Km/h (1 nó = 1.85 Km/h).

Não acabou por aí, o Titanic tinha dois motores com quatro cilindros cada, acoplados ás enormes hélices de 3 pás uma em cada lado do navio, isso para ir para a frente, para dar ré nesse Titã era usado motores a vapor acoplados a uma turbina de baixo passo com 4 pás, localizada no centro do navio na popa, mais atrás das outras duas hélices. Todas eram usadas em diversas situações, as três hélices eram usadas para ir para frente e para trás, mas as laterais foram melhor projetadas para ir para frente enquanto a central foi melhor projetada pra dar ré ao navio. Veja a imagem abaixo:


Isso era o que havia de maior, melhor e mais requintado na época, até hoje é difícil ver navios com essa propulsão tão avantajada. Todo o vapor e fumaça originado pelas caldeiras e seus fornos eram direcionados para 3 das 4 chaminés do navio, isso porque uma delas era apenas para ventilação e foi construída para se igualar ás outras 3 que são funcionais, para dar aspecto mais imponente ao navio.

Com toda essa tecnologia a bordo do maior transatlântico do mundo dava possibilidades ao RMS Titanic de transportar até 3.547 pessoas, incluindo a tripulação. O navio era dividido em 3 classes, na primeira classe havia tudo de mais luxuoso presente no navio, camarotes muito bem acabados em painéis de madeira esculpidos, um restaurante muito requintado com culinária exótica, tudo do bom e do melhor, além de piscina, quadra de squash, ginásio, banho turco e banho elétrico, que na época era muito raro.

 Ginásio do Titanic

Na segunda classe haviam muitos itens de requinte também, haviam quartos mas não era tão glorioso quanto na primeira. Os passageiros da segunda classe contava com o restaurante do navio, aquele que disse que possuía iluminação solar na varanda, algo que era muito requintado na época.

Já na terceira classe havia uma sala geral, com painéis de pinheiro e móveis pouco robustos, não tanto quanto das outras classes, claro, mas algo que não se via na casa de qualquer um na época. Além de todos esses avanços individuais, o Titanic também possuía alguns avanços de uso coletivo. Como o navio era muito grande, era alto e imponente, pode ter certeza que as escadas também eram imponentes demais. Imagine subir um prédio de 10 andares? Seria desgastante não é? Para isso, a equipe providenciou elevadores elétricos no navio. No total eram 3 elevadores, 2 atendiam á Primeira classe e o outro atendia a Segunda Classe. A Terceira classe se servia apenas das escadas.

Veja abaixo uma foto mostrando o interior do Navio Irmão do Titanic, Olympic. Como eu disse no início da postagem, esse navio foi construído junto com o Titanic no mesmo estaleiro sendo apenas 10 meses mais velho, e o Saguão da Primeira Classe é absolutamente idêntico, vejam o requinte da época utilizado também no Titanic, com o mesmo visual, até o Teto-Solar de vidro com aspecto esfumaçado foi construído igualmente no Titanic.

Saguão da Primeira classe do Olympic, idêntico ao do Titanic.

Era algo absolutamente lindo de se ver. Este local era a "porta de entrada" para a primeira classe do RMS Titanic. Mas não podia ter somente requinte e robustez, deveria ter também segurança e nisso a Equipe que elaborou, projetou e construiu o Titanic pecou e muito.

Foram usados apenas 20 botes salva-vidas de três tipos diferentes. Pois a legislação vigente na época era determinada até navios de 10.000 toneladas. O Titanic tinha um peso bruto de mais de 48.000 toneladas.

2 Botes tipo Cúter (veleiro), eram feitos de madeira e carregavam apenas 40 pessoas cada um.
14 Botes de madeira (remo), eram feitos de madeira e carregavam 65 pessoas cada um.
4 Botes desmontáveis com capacidade para 47 pessoas cada um.

Já fizeram as contas? Então vou fazer para te mostrar onde foi cometido o tal pecado. Os dois botes tipo veleiro carregavam juntos 80 pessoas. Os botes comuns de madeira carregavam juntos 910 pessoas e os botes desmontáveis carregavam juntos 188 pessoas. Somando todos daria 1.178 Pessoas. Mas espera um pouco, quantos passageiros o Titanic carregava? 3.547 pessoas. Então, conclui-se que não haviam botes para 2.369 Pessoas.

Área com iluminação Solar na varanda do restaurante

Tenho informações de que no dia de sua viagem inaugural no momento do naufrágio, o Titanic tinha 2.223 Passageiros a Bordo. Ou seja, mais de mil pessoas estavam sem botes. Mas vamos ao que interessa que é o funcionamento, ou a falta do funcionamento.

Os botes ficavam no convés de botes, guardados em calços, quase não eram notados, a não ser pelo tamanho, mas pareciam fazer parte da decoração do navio. Eles ficavam conectados aos turcos, que eram os suportes que sustentariam os botes e posicionariam fora do navio, para poder descê-los até a água. Aqueles dois botes que mencionei no começo, tipo Cúter, eram para emergência e ficavam prontos para serem lançados na água, ficavam pendurados do lado de fora do navio. Dois botes desmontáveis ficavam em cima do alojamento dos oficiais, não havia qualquer suporte para descê-los de lá, o único jeito era deslizar por vigas e descer manualmente. Coisa que era muito difícil de se fazer pois eram pesadíssimos mesmo vazios.

Para complementar a segurança, caso houvesse algum rompimento pequeno no casco, o Titanic era equipado com 5 bombas de lastro que tinha um encanamento de 25 Cm de diâmetro e corria todo o navio. Além de mais 3 bombas de esgoto. As 8 bombas teriam capacidade de bombear aproximadamente 425.000 galões de água por hora ou 25.500 litros por minuto. No caso do acidente, isso tudo só serviria para retardar a inundação das salas inferiores, pois as bombas não tinham capacidade para retirar a água que estava entrando, ou seja, estava entrando mais água do que saindo.

Com todo esse artefato tecnológico da época, o Titanic foi declarado apto a viajar e saiu de Southampton na Inglaterra rumo a Cherbourg, na França, para receber passageiros e depois partiu para Queenstown, na Irlanda, hoje conhecida como Cobh. O navio era tão grande que não havia condições de atracar no porto de Queenstown, então o RMS Titanic teve que atracar longe, os passageiros foram levados por pequenos botes e emarcavam no transatlântico.

Depois de Queenstown o Titanic rumou á Nova York, seu destino principal, ao qual deveria cruzar o Oceano Atlântico. O navio era comandado pelo capitão Edward Smith, um renomado capitão da época, também muito conhecido por suas trapalhadas mas era um homem apto a comandar o Titanic. Então o Capitão traçou rotas e ordenou todo vapor, já que estava sendo pressionado para chegar o mais rápido possível ao destino.

 Capitão Edward John Smith

Ele sabia que no meio do caminho haveriam Icebergs potencialmente grandes. Mas o plano dele era atravessar em meio a eles, a todo vapor, com o navio. Até que encontraram um Iceberg enorme. O Titanic havia sido informado pelo rádio de Icebergs grandes a frente por outros navios, mas todos os avisos foram ignorados pelos radialistas, não sendo passados adiante. Essa sequência de erros resultou no desastre.



Ao avistar o Iceberg o vigia de mastro tocou o sino três vezes e pegou o comunicador para a ponte de comando, ele demorou a ser atendido, até que foi finalmente atendido gritou "Iceberg a frente!". Mais que imediatamente foi dado ordens de iverter as hélices e virar tudo a estibordo, lado esquerdo. Mesmo com todos esses procedimentos, não seria fácil reduzir a velocidade do navio e desviar as mais de 50 mil Toneladas de peso naquela hora. Além disso, o leme do transatlântico era proporcionalmente pequeno para ele. O Titanic acabou por bater a lateral direita do casco no Iceberg ás 23h40 do dia 14 de Abril de 1912. Logo após a pancada, o capitão Smith foi á ponte ver o que estava acontecendo, e ordenou parada total dos motores. Após uma inspeção do casco chegaram á conclusão que o navio iria naufragar.



Por volta de 0h05 o Capitão havia reunido a tripulação no convés e deu ordem para evacuar o navio. O Iceberg havia arranhado a lateral do navio e arrancou os rebites, desprendendo alguns segmentos do casco e abrindo uma fenda de 90 metros de comprimento.

0h30 Os botes começaram a ser preenchidos seguindo a ordem de mulheres e crianças primeiro. A proa do Navio começava a se inclinar para baixo. Mais erros eram cometidos, os botes que já não tinham capacidade para carregar todos, estavam sendo lançados ao mar com menos da metade da capacidade. Até que foi dada ordem para encher os botes por completo.



Esse processo de descida dos botes durou até 2h05 quando foi arriado o último bote. Ás 2h10 foi enviado o último sinal de telégrafo, enquanto isso os operários da sala de eletricidade trabalhavam agonizantemente para manter a iluminação no convés de botes. Até que ás 2h18 o brilho do Titanic foi apagado, no escuro os cabos da primeira chaminé arrebendaram e a chaminé caiu, isso a proa estava praticamente mergulhada e inclinada a 35º. A chaminé esmagou dezenas de pessoas que estavam na água. O mesmo aconteceu minutos depois com a segunda chaminé. A água entrava violentamente pelas janelas e sugava as pessoas para dentro do navio. Quando a inclinação do navio chegou aos 43º, a popa já estava exibindo suas 3 imponentes hélices, quando finalmente o casco partiu-se ao meio e a popa despencou, esmagando mais centenas de pessoas.



Ainda presa á popa, a proa estava indo a pique, puxando a popa junto, até que partiu-se por completo, e a proa fez seu mergulho eterno no Oceano Atlântico, a popa ficou na vertical, subiu novamente, como quando mergulhamos uma bola na piscina e soltamos, logo em seguida foi inundando-se e foi a pique minutos depois levando centenas de pessoas. Ás 2h20 o navio havia desaparecido no mar, deixando no local centenas ou até milhares de pessoas e uma névoa cinza. Fez-se um silêncio por alguns segundos. Depois vieram os gritos de socorro das pessoas que ainda estavam na água gelada do Oceano. Um bote voltou para pegar sobreviventes, mas já era tarde demais, conseguiram resgatar apenas 6 pessoas. Mais tarde, ás 4h10 da madrugada de 15 de Abril de 1912, o navio Carpathia resgatou o primeiro bote, e sequencialmente os outros, inclusive um que virou de cabeça para baixo, devido o desespero para tirá-lo de cima do alojamento dos Oficiais. Essa foi a história de um ícone conhecido como Titanic Liverpool, batizado de RMS Titanic e popularmente chamado de Titanic que repousa a 3.800 metros de profundidade no Oceano Atlântico, incrivelmente conservado a Proa, que havia naufragado primeiro, a popa está destruída quase por completo.

Águas passadas...

Hoje existem especulações de que uma empresa renomada do ramo de engenharia está reconstruindo o Titanic. Batizaram o projeto de RMS Titanic II. Ele será 60 metros mais comprido e será muito baseado no Titanic naufragado no Atlântico, terá muito requinte e acabamento glorioso também, mas será mais moderno, contando com tecnologia muito mais avançada.

Para começar o casco será duplo de aço soldado, e não rebitado, como era no Titanic. Ao inves de utilizarem 3 hélices e motores a vapor, serão utilizados apenas duas hélices e motores elétricos. Outras melhorias foram feitas no sistema de navegação, que hoje é feita por GPS até mesmo em um barco de pesca, na época do Titanic eram feitos cálculos e traçado rotas. O Casco no Titanic II será hidrodinâmico e terá estabilizadores laterais horizontais, um leme maior e contará com Thrusters, que são hélices posicionadas na parte frontal do casco que são direcionadas para as laterais, auxiliando na hora de atracar. Os botes serão infláveis, podendo ser possível levar muito mais botes sem ocupar muito espaço. Interior a prova de fogo. Excluindo essas modificações mecânicas e de segurança, o RMS Titanic II será idêntico ao seu primeiro irmão, com toques sutis de modernismo, mas apelando para o luxo da era Edwardiana.



Os criadores querem realizar uma vaigem inaugural em 2012 com mesmo roteiro do Titanic. Estou informado também que há uma consequência proposital nisso. O Titanic II terá sua viagem inaugural não só com o mesmo roteiro do primeiro Titanic, mas vai sair do porto 100 anos depois do primeiro (1912) e soube também que será no mesmo dia e horário. Ainda estou aguardando informações mais concretas desse projeto, vamos esperar ano que vem para ver o que virá para relembrar o Titanic. Tomara que os criadores também tenham o bom senso de lembrar dos botes salva-vidas e também de desenvolver meios para esse navio não afunde como o primeiro. Deixem seus comentários e dúvidas. Abraços a todos...

7 comentários:

  1. Ótima matéria, adorei!
    Bom dia filho!

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  2. Que bom que estão lembrando mais do RMS Titanic.Já que estão construindo um Titanic II não podemos esquecer que em 2012 em comemoração ao 100 anos do naufrágio do navio vão relançar o filme Titanic em 3D em alta definição.Bom vou ficando por aqui adorei sua matéria e que ótimo saber que nao sou o unico que gosto de Titanic.

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  3. muito boa tua materia, adorei mesmo parabens

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  4. Comemorando os 100 anos, so não vale afundar outro titanic. Ai fica completo.

    Otimo trabalho, continue publicando materias assim como estas publicadas!

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  5. mt boa a materia!!!
    legal a hirtoria de como ele afundou!!!

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  6. toda a repercusão a qual os naufragos do titanic passaram e que não foram apagadas até hoje no nosso mundo comteporanio espero que não seja revivida como no passado ou seja(o navio afundar)mas assim como no passado(1912)não falem aquela famosa frase"nem mesmo se Deus quizesse ele afundaria esse navio".

    desejo sorte a esse novo projeto!!!

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