Pesquise no Interessanti!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Como funciona o Kamikaze?

Este é um brinquedo para poucos, para os que têm muita coragem e nenhuma náusea. Eu particularmente acho um brinquedo entediante, quando está parado, claro, pois em movimento é adrenalina pura, e você vai ver agora como o Kamikaze, um dos mais requisitados brinquedos de um parque de diversões funciona.



O Kamikaze é realmente muito incrível. Milhões de pessoas já andaram nesse brinquedo mas quase ninguém sabe o funcionamento dele. Para começar, vamos á montagem dele. Ele chega em uma carreta, sobre sua plataforma, a torre vem deitada para transporte já com as hastes e cabines, ela é levantada por meio de um sistema hidráulico. Depois de já fixado no lugar começa a montagem de extensões da plataforma, escadas, toda a fiação de energia, compressores e motores elétricos.


Como podem ver na imagem acima, tudo é calculado, até mesmo a inclinação do piso para que o brinquedo não perca o equilíbrio. As hastes costuma ter de 5 a 9 metros até o eixo na torre, o que significa que quando estiver de cabeça para baixo, a cabine vai estar de 9,5 a 17,5 metros de altura. É o equivalente a um prédio de 3 andares ou 6 andares, respectivamente.

Depois de instalado em um local e todas as outras peças devidamente montadas, o brinquedo passa por testes. Existem muitos sensores nesse brinquedo. O fator principal dele é um motor elétrico de 8000 Watts que é ligado a uma transmissão para reduzir o peso do movimento. Quando acionado o motor faz girar o eixo na torre, que movimenta uma das hastes onde a cabine está fixada. Ele possui sensores de torque, assim que a cabine parar o movimento, ele inverte e empurra a cabine para trás. Com cerca de 6 movimentos a cabine tem embalo o suficiente para se movimentar sozinha, a partir daí o motor é utilizado somente para manter a velocidade do giro e não deixar o brinquedo fora de controle. 


Depois que a cabine completa a sexta volta e meia, o motor inverte para frear o eixo de cabeça para baixo, nesse ponto do eixo tem outro sensor para que o motor "saiba" onde parar a cabine, tudo isso funciona no automático. A partir daí a cabine despenca para o lado contrário e o motor dá um pequeno empurrãozinho para que ela complete mais cinco voltas e meia. Depois ela é novamente freada, mas dessa vez definitivamente, o motor inverte o movimento até que a cabine esteja parada no ponto de embarque e desembarque do brinquedo.


É um brinquedo muito interessante, ao mesmo tempo perigoso e seguro. Tudo depende da manutenção do parque. Dependendo do porte do brinquedo, utiliza-se freios mecânicos com sapatas e lona, semelhante ao de carros, para frear o eixo, pois o peso seria grande demais para o motor. Em caso de emergência, obviamente esse sistema é acionado para parar a cabine onde quer que ela esteja. Seja de ponta cabeça, seja em 1/4 de volta.

A força da gravidade no interior da cabine pode chegar a incríveis 2,5G. Isso significa que uma pessoa de 80 Kg sentirá como se estivesse pesando 200 Kg no momento em que a cabine despenca completando a primeira volta. Não são só as pessoas que sentem esse peso, o próprio brinquedo sente também.

Para garantir a segurança dos usuários, o brinquedo é enrigecido com aço e ferro, o eixo tem 80 centímetros de diâmetro, os parafusos são enormes, o suporte que prende a cabine na haste tem vários pontos de fixação para distribuir o peso, toda estrutura da cabine é protegida por um "chassis" que não permitirá que a cabine quebre ao meio pelo peso dos ocupantes.


A outra parte de cima da haste, a que ostenta o nome do brinquedo é um contra-peso, não está lá atoa. É estimado que que em uma cabine caibam 16 pessoas, suponhamos que a média de peso seja de 70 Kg, então a cabine cheia terá 1120 Kg somente de ocupantes, mais o peso da cabine que será de aproximadamente 300 Kg, o contra-peso é calculado para ter 1420 Kg, lógico que é levado em conta que o brinquedo nem sempre estará cheio, e o contra-peso nunca pode ter o mesmo peso do resto do conjunto, pois isso tornaria muito difícil uma parada de emergência. O contra-peso tem aproximadamente 1100 Kg. Isso ajuda e muito a economizar energia, pois o motor precisa apenas dar início ao movimento.

Esse é o funcionamento de um Kamikaze, deixei o melhor para o final. O cinto de segurança! Este é o equipamento mais importante do brinquedo, pois é ele quem segura os usuários firmes no banco, para complementar existe uma barra normalmente de aço, que prende o usuário pela frente e prende o cinto também, isso serve para prevenir problemas que podem ocorrer com a trava do cinto e evitar que ele possa possivelmente abrir no meio do passeio.

Espero que tenham gostado e fica aqui a dica, se você entrar dentro de um desses e notar que ele está um pouco enferrujado, não arrisque sua vida por nada, lembre-se, 2,5G de força gravitacional no brinquedo, a cabine cheia irá pesar 3550 Kg, sinceramente, acho que ferrugem não aguentaria nem 5% desse peso. Abraços pessoal, podem comentar.

3 comentários:

  1. Parabéns pela postagem!!
    Estou precisando fazer um trabalho sobre esse "brinquedinho"....
    É sobre a física que age nele.. Teria como você me ajudar??
    Estou cursando o 2o ano do Ensino Médio, então um trabalho simples não seria o suficiente..
    Mas se puder me ajudar com qualquer coisa agradeço, porque está muito difícil de encontrar algo sobre no Google...

    Muito obrigado!!
    E parabéns pela postagem!!

    ResponderExcluir
  2. eu adorei a montagem do kamikaze foi muito legal mas se vc notar que o brinquedo esta enferrujado nao ande porque vc vai tar arriscando sua vida

    ResponderExcluir