Pesquise no Interessanti!

sábado, 8 de outubro de 2011

Cometa Elenin pode ter se desfragmentado

Para aqueles que não se lembram ou nunca ouviram falar no mesmo, Elenin é um cometa descoberto em 2010, dando origem ao nome "científico" de C/2010 X1 Elenin cuja aproximação máxima da Terra seria de aproximadamente 34 milhões de quilômetros. Longe? A calda deste cometa já chegou a 3 milhões de quilômetros.
Imagem do site Apolo11.com mostrando a órbita do cometa e da Terra.

 
O Cometa começou a ser observado há vários meses por diversas formas, e sempre vem se apresentando com vigor e muito brilho, além da enorme calda que era vista a milhões de quilômetros, porém quanto mais se aproximava do Sol, mais curioso era o comportamento do objeto, Elenin fazia mudanças de trajetórias repentinas. O Periélio (período de maior aproximação do Sol) ocorreria dia 10 de Setembro, mas antes mesmo dessa data, o cometa começou a se mostrar desgastado e foi perdendo brilho, quanto mais próximo do Sol, mais difícil ficava a observação, pois o Sol atrapalhava as observações, então, o cometa só poderia ser observado novamente somente no dia 23 de Setembro, através do telescópio Solar Soho, um telescópio em um satélite que observa e estuda o Sol 24 horas por dia (por isso é um satélite).

Imagem do site Apolo11.com, o Sol está bem no centro, na área quadrada no canto superior esquerdo era para estar o cometa Elenin, ou pelo menos os fragmentos dele.
Para a surpresa de todos, inclusive do próprio descobridor do cometa, Leonid Elenin, as lentes do coronógrafo do Telescópio Solar Soho não detectaram a passagem do cometa, ou seja, o Cometa Sumiu! Ficou invisível para nós, levantando a suspeita que até agora parece a mais coerente: a de que Elenin se partiu durante a aproximação com o Sol, ou mesmo durante o Periélio. Há uma grande discordância entre os cientistas, alguns dizem que ele não se partiu, mas a maioria dos cientistas (inclusive os mais renomados, e até mesmo o próprio descobridor do Elenin) acreditam que o cometa não tenha resistido á passagem de apenas 75 milhões de quilômetros do Sol.

Estamos cegos, surdos e mudos, para não dizer pasmos, pois não sabemos para onde olhar ou de onde virá o cometa. A aproximação máxima com a Terra será no dia 16 de Outubro (34 milhões de Km), até pouco tempo atrás esperávamos ver um cometa com uma calda enorme, incialmente calculava-se que poderia ser visto a olho nú, agora, a única coisa que os astrônomos estão esperando é uma chuva de meteoros derivada da possível partição do núcleo.



Muitas fotos foram tiradas, muitas observações foram feitas, nada ainda é certeza, mas a realidade é que se o Cometa Elenin se partiu próximo ao Sol, podemos esperar por uma chuva de meteoros em decorrência dos fragmentos do cometa, que continuam na mesma rota que o cometa, e a Terra cruza com a rota do cometa Elenin aproximadamente dia 20 de Outubro ou depois, justamente por isso há incidência de chuva de meteoros.

O que temos a fazer agora é aguardar, mesmo porque, se o cometa não se partiu, poderemos ter uma das mais bonitas visões de nossas vidas, e se ele se partiu, ainda não deixará de ser uma das visões mais bonitas de nossas vidas.

O Interessanti! ficará antenado nas mais recentes informações do Elenin, assim que possível postaremos maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário