Pesquise no Interessanti!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Satélite Alemão (ROSAT) Deve Cair em Breve!

Satélite ROSAT pode reentrar na atmosfera acima do Atlântico

Cálculos de reentrada feitos pelo Apolo11 mostram que o satélite alemão ROSAT deve reentrar na atmosfera terrestre na manhã de domingo, acima do oceano Atlântico. O evento ocorrerá quando o artefato estiver a 121 km e altitude, após cruzar a América do Sul em direção ao norte da Europa.




Os cálculos foram feitos na manha de sexta-feira e levam e conta o alto fluxo solar de 156, que há mais de dois dias vem alterando as características das camadas mais altas atmosfera, interferindo na altura e queda do satélite.

Os dados mostram que a ruptura de ROSAT deve ocorrer sobre a latitude 19.2 N e 57.2 W, acima das Ilhas Virgens Americanas, a cerca de 900 km do leste da República Dominicana.

É importante lembrar que este é o ponto médio da previsão de reentrada, com erro aproximado de 10 horas. Essa incerteza deve diminuir à medida que novos dados de decaimento são fornecidos, assim como possíveis alterações na densidade do fluxo solar, que tem grande influência no arrasto produzido no satélite nas altas camadas da atmosfera.

Da mesma forma que o satélite norte-americano UARS, que reentrou na atmosfera terrestre em setembro de 2011, ROSAT também produzirá fragmentos com alto poder de impacto, uma vez que mais de 800 quilos de equipamentos são compostos de material de alta resistência térmica. Mesmo reentrando durante o período diurno, a ruptura produzirá fragmentos incandescentes facilmente visíveis a olho nu.

Por ser um telescópio, a principal peça do equipamento é o espelho primário, com peso aproximado de 400 quilos. Após reentrarem, essas peças cairão em queda livre a uma velocidade de 450 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário