Pesquise no Interessanti!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cometa Elenin Reaparece

O Cometa conhecido com Elenin (C/2010 X1 Elenin) que a tempos não dava nenhum sinal de vida, voltou a aparecer em uma foto tirada pelo astrônomo amador italiano Ronald Ligustri. Ele utilizou um dos Telesópios Robóticos instalados no Novo México para fazer uma exposição de 300 segundos e depois "empilhar" os frames e formar a imagem abaixo. Como podemos ver, o sinal que o cometa deu não foi assim de tanta vida!


Foto retirada do site Apolo11.com

Pela foto podemos observar que na posição onde deveria estar o cometa Elenin, existe uma extensa e tênue nuvem de vapor, originada pelo material que o cometa naturalmente expele, ou expelia de seu núcleo. Aliás, nesta foto não existe núcleo cometário, ou seja, no dia 10 de Setembro de 2011, durante a aproximação com o Sol, o núcleo do cometa foi desfragmentado pelo intenso calor da nossa estrela, e consequentemente extinguiu o cometa. O que vemos na foto são apenas "restos mortais" do cometa.


Portanto não há mais contradição nenhuma, realmente o Cometa Elenin se desintegrou e não existirá mais, apenas o fantasma dele, como vemos na foto. Agora o que me preocupa é o período de 30 de Outubro até 05 de Novembro, que é o período que a Terra passará pelo rastro do Cometa, e como vemos na foto, pode haver muita poeira e pequenos fragmentos no local, talvez vejamos uma chuva de meteoros ou algo mais.


Obrigado por ler o artigo, comentem! Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário